II Dia Mundial da Língua Portuguesa Thread poster: Maria Teresa Borges de Almeida
|
Assinala-se hoje pele segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Aproveito para desejar a todos quantos trabalham a língua portuguesa um dia muito produtivo!
| | | expressisverbis Portugal Local time: 11:14 Member (2015) Inggris menyang Portugis + ... | Eric Dos Santos France Local time: 12:14 Member (2010) Italia menyang Portugis + ...
Aceitar e celebrar as diferenças entre as variantes do português!
Obrigado por partilhar! | | | Marcos Roland Brazil Local time: 08:14 Prancis menyang Portugis + ... Boa lembrança | May 5, 2021 |
Viva a gloriosa Língua Portuguesa de Camões, Fernando Pessoa, Camilo, Herculano, Vieira, Drummond, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Mia Couto, e tantos mais! | |
|
|
expressisverbis Portugal Local time: 11:14 Member (2015) Inggris menyang Portugis + ... | | expressisverbis Portugal Local time: 11:14 Member (2015) Inggris menyang Portugis + ... Esse vídeo está muito bem feito | May 5, 2021 |
Fiz confusão com ambos os vídeos há pouco na minha publicação anterior.
O que indiquei tem uma data posterior (2015) e o Dia Mundial da Língua Portuguesa só começou a ser celebrado o ano passado. Acho estranhíssimo.
O que a Teresa apresenta também o tinha visto, mas "perdi-o". Está, de facto, muito bem elaborado.
[Edited at 2021-05-05 19:28 GMT]
[Edited at 2021-05-05 19:29 GMT] | | | Eric Dos Santos France Local time: 12:14 Member (2010) Italia menyang Portugis + ...
Ambos os vídeos estão ótimos!
O vídeo "Às vezes" é muito bem elaborado, hilário quando cantam os erros, como, "houveram coisas" ou a questão do hífen mal colocado!!!
Didática com muito humor e arte.
Obrigado | |
|
|
E as homenagens do segundo ano da língua Portuguesa só está começando. Encontros terão representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Será por cinco dias, a partir dessa quarta-feira (5), Dia Internacional da Língua Portuguesa, em que vários expoentes da cultura dos países lusófonos vão participar de um festival chamado Fixe (pronuncia-se fiche, uma gíria em alguns países africanos e em Portugal que quer dize... See more E as homenagens do segundo ano da língua Portuguesa só está começando. Encontros terão representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Será por cinco dias, a partir dessa quarta-feira (5), Dia Internacional da Língua Portuguesa, em que vários expoentes da cultura dos países lusófonos vão participar de um festival chamado Fixe (pronuncia-se fiche, uma gíria em alguns países africanos e em Portugal que quer dizer "legal", "maneiro").
Os encontros, que envolverão música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais, terão representantes de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Quando: De 05 a 09 de maio
Quanto: Gratuito
Onde: www.festivalfixe.com.br ▲ Collapse | | | Significados diferentes em variedades diferentes | May 6, 2021 |
A propósito de significados diferentes em variedades diferentes do português, lembrei-me de um episódio passado comigo em Angola. Numa “outra vida”, deslocava-me com alguma frequência a este país para dar cursos de formação. Na minha primeira viagem, tinha à minha espera no aeroporto uma comitiva de colegas da mesma empresa para me darem as boas-vindas, mas curiosamente não estava presente o colega que eu considerava meu amigo e com quem eu me dava mais. Quando perguntei por que nã... See more A propósito de significados diferentes em variedades diferentes do português, lembrei-me de um episódio passado comigo em Angola. Numa “outra vida”, deslocava-me com alguma frequência a este país para dar cursos de formação. Na minha primeira viagem, tinha à minha espera no aeroporto uma comitiva de colegas da mesma empresa para me darem as boas-vindas, mas curiosamente não estava presente o colega que eu considerava meu amigo e com quem eu me dava mais. Quando perguntei por que não tinha vindo responderam-me que tinha caído no aeroporto ao que, naturalmente, retorqui: “Magoou-se muito?”. Gargalhada geral: na altura (creio que entretanto caiu em desuso) “cair” significava na gíria angolana “não ter lugar no avião” devido a overbooking, por influência do “laisser tomber” francês (muitos refugiados angolanos regressaram do Zaire a seguir à independência e eram conhecidos depreciativamente por zairotas ou zakós). Suponho que os nossos colegas brasileiros (e não só) quando nos visitam terão muitas histórias semelhantes... ▲ Collapse | | | Eric Dos Santos France Local time: 12:14 Member (2010) Italia menyang Portugis + ... A língua portuguesa possui uma riqueza infinita | May 6, 2021 |
Obrigado, cara Teresa, por nos narrar esse episódio. Há diferenças que são gritantes, já outras são sutis e estão ligadas a um certo período ou contexto social. | | | To report site rules violations or get help, contact a site moderator: You can also contact site staff by submitting a support request » II Dia Mundial da Língua Portuguesa Protemos translation business management system | Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!
The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.
More info » |
| Pastey | Your smart companion app
Pastey is an innovative desktop application that bridges the gap between human expertise and artificial intelligence. With intuitive keyboard shortcuts, Pastey transforms your source text into AI-powered draft translations.
Find out more » |
|
| | | | X Sign in to your ProZ.com account... | | | | | |